11 de jan. de 2011

Medidas de Armazenamento de Dados: Noções Básicas

Sendo para guardar fotos, musicas, ou filmes, o armazenamento de dados é uma grande necessidade atualmente. Sendo assim, existem várias unidades métricas ou medidas que medem sua capacidade.
A base do armazenamento é o bit (Abreviação da expressão "Digito Binário" em inglês).
Entenda da seguinte maneira: os computadores em geral compreendem os impulsos eletrônicos como conjuntos de zeros e uns (Chamados dígitos binários). Cada digito é denominado um bit, e o Byte (não confunda com o bit) é um conjunto de 8 bits. Os bits sozinhos não são capazes de armazenar qualquer informação, então vamos observar a essa simples conversão de bits para medidas maiores que facilitam nossa compreensão:

Kilobyte = 1024 Bytes
Megabyte = 1024 Kilobytes
Gigabyte = 1024 Megabytes
Terabyte = 1024 Gigabyte
Petabyte = 1024 Terabytes
Exabyte = 1024 Petabytes
Zettabyte = 1024 Exabytes
Yottabyte = 1024 Zettabytes

Estima- se que hoje em dia, todo o conteúdo existente na Internet some um Zettabyte. Isso quer dizer que toda a Web cabe 1024 vezes em um só Yottabyte, que é a maior medida de armazenamento possibilitada pela tecnologia atual.
Super Data Center de um Yottabyte da NSA 
Atualmente a única estrutura que comporta um Yottabyte é um Data Center construído pela Agência de Segurança Nacional (NSA) estadunidense. o prédio foi construído com a finalidade de arquivar os vídeos das câmeras de segurança existentes no país, sem a necessidade de apagar os já guardados e poder arquivar gravações por muitos e muitos anos

 


Como todos sabem, a tecnologia segue avançando e quem sabe algum dia, um Yottabyte caberá no HD de um computador pessoal.








                                                                     

7 de jan. de 2011

Microsoft anuncia a Chegada do Windows 8

É isso mesmo, há rumores de que será lançado em breve, a oitava versão do sistema operacional mais utilizado no mundo. Um suposto funcionário da Microsoft teria vazado pela internet informações confidenciais da empresa a respeito de lançamentos.
Ainda não é possível afirmar muita coisa, pois nada foi confirmado por Gates. não foi informada uma data precisa, mas acredita- se que seu lançamento será antes do ano de 2012. Com uma media de dois anos até seu lançamento, a pergunta é a seguinte: A que se deve essa pressa da Microsoft em lançar o Windows 8?
Estima- se que hoje em dia, quase dois anos após o  lançamento do Windows 7, cerca de 50% dos computadores ainda utilizam do Windows XP, o que tornaria prejudicial a Microsoft, lançar seu novo Windows tão cedo. Mas é apenas um rumor, devo lembrar que a Microsoft não anunciou oficialmente a chegada do Windows 8, corre apenas o boato pela internet, porém há uma gigantesca possibilidade dele existir. Mas é bem mais provável que seja lançado muito depois de 2012. É o meu palpite.
Com a media aproximada de 50% dos computadores ainda utilizarem a versão XP e o fato do Windows 8 não ter informações disponíveis - Afinal, era para ter sido confidencial - vou apresentar a você, as características das versões XP, VISTA e 7:


Windows XP: Criada em 2001, a versão XP tem uma interface prática e rica graficamente. Tem como principais edições a XP Home Edition, que é destinada a computadores pessoais, a XP Professional Edition, que conta com recursos mais avançados voltados ao uso empresarial, e a XP Starter Edition, similar a Home Edition porém mais limitada. O Windows XP apresenta muitas melhorias em relação as versões anteriores, tais como: Alternar entre contas de usuário, suporte para Wireless e DSL, Assistência Remota e fácil desconexão de Hardware, sem a necessidade de reiniciar.

Windows VISTA: A versão VISTA foi lançada no ano de 2006, contando com recursos gráficos mais avançados e interface ainda mais prática. Suas principais edições são: Business e enterprise Edition, com os mesmos fins da Professional Edition (Versão XP), Home Premium e Home Basic Edition, semelhantes e com a mesma finalidade da Home Edition do XP, Starter Edition, versão mais limitada dos  Home Edition para VISTA e por fim, Ultimate Ediotion, edição mais completa e avançada. Esta versão conta com novos recursos em relação a anterior como a Barra Lateral com relógio estilo analógico.

Windows 7: Lançada em 2009, a versão 7 conta com uma interface gráfica mais moderna e dinâmica do que as anteriores. Esta versão inovações em relação as anteriores como: Nova barra de tarefas, com design moderno em forma circular, Gadgets independentes sobre o desktop, lê BluRay, melhoria dos programas padrão do Windows como o Paint e melhor desempenho. Algumas funções também foram removidas como alguns dos recursos do Windows Media Player, agora já em sua versão 12. O Windows 7 ainda não possui edições, mas terá tantas quanto sua versão anterior, o Windows VISTA.


E você, o que acha da decisão precipitada da Microsoft? Comente!

4 de jan. de 2011

Kinect para Xbox360: Uma Verdadeira Revolução

Kinect ao lado do novo Xbox360 Slim
A poderosa industria dos Games está sempre sendo revolucionada por mentes brilhantes de grandes empresas que trabalham esforçadamente para para inovar ainda mais este disputado mercado. Conheça o Kinect, um compacto aparelho que permite livre movimentação sem a limitação dos joysticks. O que diferencia ele dos concorrentes das empresas Sony e Nintendo, é a ausência total do um joystick.
Seu funcionamento se deve a câmeras infravermelhas, que captam o movimento e a profundidade. Alem disso, o aparelho também possui reconhecimento de voz, que lhe permite conversar com os personagens e fazer com que eles cumpram as ordens dadas.



Inovadora jogabilidade sem joystick
Seu maior defeito é a necessidade de uma distância mínima de 2 metros do sensor, o que dificulta muito seu uso em ambientes pouco espaçosos.

O aparelho chegou as lojas brasileiras no dia 18 de Novembro do ano passado com o preço inicial de R$500,00, mas hoje, aproximadamente um mês depois, pode chegar a faixa de R$800,00, preço um tanto alto contando com o fato da versão brasileira não contar com o sistema de comando e reconhecimento de voz. O que não o desvaloriza, pois o Kinect é atualmente a última palavra em tecnologia de games.



Saiba mais sobre o Kinect no site oficial do XBox 




 E você, o que acha do Kinect?